Descoberto em meados de dezembro de 2019 na China, o coronavírus – causador da Covid-19 se alastrou pelo mundo com grande velocidade, trazendo uma série de preocupações às autoridades e órgãos mundiais. Enquanto se buscam por formas de prevenir e combater esse novo vírus, uma forma de proteção é amplamente conhecida: A alimentação.

No conteúdo de hoje, vamos mostrar a importância da alimentação no combate ao coronavírus. Se você busca se proteger e cuidar de seus entes queridos, não pode deixar de ler o conteúdo de hoje.

Não existe alimento milagroso

O primeiro ponto a ser dito sobre a importância da alimentação no combate ao coronavírus é ter em mente que não existe nenhum alimento ou nutriente milagroso, capaz de conferir algum tipo de proteção específica ao vírus.

Se você encontrar alguém dizendo isso, fuja, pois não é verdade, afinal, o organismo humano precisa de um mix de nutrientes para funcionar da melhor forma possível.

Prato colorido é importante nesse momento

Existe uma hoje divisão pré-estabelecida de nutrientes. Os macro e os micronutrientes.

Os macronutrientes são:

  •       Carboidratos;
  •       Proteínas;
  •       Gorduras.

Já os micronutrientes são:

  •       Vitaminas;
  •       Minerais.

Para um pleno funcionamento do sistema imunológico, é importante que exista um mix adequado em termos de nutrientes.

Pensando em facilitar sua alimentação e potencializar o seu sistema imune, mostraremos os principais alimentos que são fontes de macro e micronutrientes.

Carboidratos

Os carboidratos são conhecidos como alimentos energéticos, ou seja, são responsáveis pelo fornecimento direto de energia. As principais fontes de carboidrato são os grãos cereais, como arroz; tubérculos, como batatas, mandioca ou mandioquinhas; além de alimentos como pães e massas. 

Proteínas                                                                                      

As principais fontes de proteínas são os alimentos de origem animal, como carnes, peixes, frangos, ovos, além dos alimentos lácteos. Além disso, existem proteínas de origem vegetal, sendo as principais feijão, lentilha, soja, grão de bico, aveia e spirulina.

Gorduras

As gorduras são conhecidas como alimentos energéticos extra por conta de seu alto teor calóricos. Quando o assunto é gordura, devemos priorizar as melhores, que são: Azeite, manteiga, abacate, sementes oleaginosas como semente de chia, de linhaça, além das castanhas como Castanha do Pará, de caju, macadâmia, nozes e amêndoas, por exemplo.

Vitaminas e minerais

E depois de apresentar os macronutrientes, é hora de falarmos dos micronutrientes, ou seja, as vitaminas e minerais.

Vitaminas e minerais são considerados nutrientes reguladores do organismo e atuam em pequenas e grandes funções fisiológicas do organismo, principalmente no que diz respeito a funcionalidade do sistema imune.

As vitaminas e minerais estão presentes em abundância em frutas, verduras e legumes devendo sempre estar presentes em todas as nossas refeições.

Sua avó, sua mãe e seu nutricionista sempre estiveram certos: Quanto mais colorido e variado for seu prato, mais saudável você será!

Hidratação também é importante

Embora a importância da alimentação no combate ao coronavírus seja grande, a hidratação também é muito importante para manter o sistema imunológico e toda saúde em pleno funcionamento.

A hidratação mantém as mucosas mais saudáveis. É importante dizer que as mucosas são as primeiras barreiras de proteção que temos contra o vírus, além disso, estudos demonstram que as células nasais são consideradas as portas de entrada do coronavírus em nosso organismo, por isso, a importância de manter as mucosas saudáveis e funcionais.

Além disso, a hidratação torna o sangue mais fluido, o que facilita o transporte de nutrientes pelo organismo como um todo. O simples ato de beber água é mais do que recomendado para pessoas de todas as idades, estejam elas ou não nos grupos de risco.

Fonte: aguamineraltrezetilias

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