Benefícios da água mineral alcalina em atividades físicas

Que ingerir água alcalina é importante e traz uma série de benefícios à saúde, isso muita gente já sabe. Agora, o que muitas pessoas ainda desconhecem são os efeitos benéficos da ingestão de água mineral alcalina durante a prática de atividade física.

Se você pratica atividades físicas de maneira amadora ou então é um atleta profissional, deveria se atentar no artigo que escrevemos. Confira.

Água mineral alcalina vem sendo cada vez mais utilizada por esportistas

A água mineral alcalina vem sendo cada vez mais utilizada como uma forma de substituição das bebidas energéticas comumente utilizadas em treinos de alta intensidade.

O objetivo disso é simples e direto: Melhorar o desempenho muscular e também retardar/reduzir o cansaço durante um treino ou então uma prova.

Organismo se acidifica durante a prática de atividade física

Em um treino ou prova intensa, seja na academia, em uma prova de ciclismo ou durante uma corrida, a musculatura utiliza basicamente a glicose como fonte de energia.

Esse processo faz com que seja formada uma grande quantidade de ácido lático, algo que diminui o pH de basicamente todo o organismo.

É importante colocar que a musculatura do ser humano só funciona corretamente em uma média de pH superior a 6,5. Sendo assim, quanto mais ácido lático for acumulado, mais ácido o organismo vai ficar.

Um organismo ácido automaticamente resulta em cansaço progressivo e risco de lesões.

Principais benefícios da água mineral alcalina em práticas esportivas

Dentre os principais benefícios da água mineral alcalina em atividades físicas estão:

  • Prevenção de variação de esforço durante provas e treinos;
  • Acelera o processo de recuperação;
  • Aumenta a oxigenação do organismo;
  • Previne o surgimento de câimbras;
  • Mantém o organismo hidratado.

A seguir falaremos de cada um desses benefícios.

Prevenção de variação de esforço durante provas e treinos

Sutis mudanças no pH do organismo podem significar a diferença entre uma corrida bem desempenhada de uma corrida sofrida, onde o desgaste aparece de maneira precoce, sendo a dor e o cansaço altamente excessivos no dia seguinte.

Aceleração do processo de recuperação

A Água alcalina auxilia na manutenção da hidratação durante atividades físicas ou durante crises que possam surgir em treinamentos.

Além de evitar problemas de fadiga e cansaço, a água mineral alcalina acelera o processo de recuperação da musculatura após as atividades.

Aumenta a oxigenação do organismo

A água mineral alcalina com seu pH de 9,45 aliado aos minerais presentes em sua composição favorecem o processo de oxigenação do organismo.

Como se sabe quanto mais oxigênio houver em circulação na corrente sanguínea, melhor será o desempenho durante uma atividade física.

Previne o surgimento de câimbras

A câimbra é um espasmo muscular um tanto quanto doloroso e totalmente indesejada por esportistas amadores e também profissionais.

A câimbra surge quando a musculatura não recebe em quantidades adequadas uma série de substratos energéticos, tais como oxigênio, glicose e minerais como cálcio e ferro, por exemplo.

Além disso, a presença de ácido lático em excesso no organismo, em muitas ocasiões é principal causadora desse tipo de problema.

Por isso, a ingestão de água mineral alcalina é importante. Ela garante os substratos energéticos à musculatura, prevenindo o surgimento de câimbras.

Mantém o organismo hidratado

Além de proporcionar todos os benefícios já citados, a água mineral alcalina tem o alto poder de hidratar quem a consumir durante o treino.

É importante salientar que o organismo hidratado apresenta melhores desempenhos durante treinos ou provas e a desidratação pode resultar em tonturas, desmaios e quedas que certamente farão com que o esportista se lesione.

Em que momento tomar?

É muito importante tomar água alcalina durante todo o dia, e não somente no momento em que se estiver praticando determinada atividade física.

Ingerir essa água de qualidade auxilia a manutenção do organismo em um intervalo de pH alcalino, de maneira a que quando se comece o treinamento o organismo demore mais tempo para se tornar ácido.

Esse modo de ingestão permite o correto funcionamento dos músculos por um maior período de tempo.

 

Fonte: trezetilias.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *