Caminhada é a atividade física mais praticada pelo brasileiro

Todos sabem que a prática de atividade física, seja na infância ou na velhice, faz bem para saúde, para corpo e para alma. Quem tem o hábito de se exercitar, sente no dia-a-dia os benefícios e a falta que faz quando, por algum motivo, não consegue ter um tempo para os exercícios.

Entre os brasileiros, a prática mais comum é a velha e boa caminhada, segundo a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), feita pelo Ministério da Saúde. A pesquisa aponta que 36,2% da população com mais de 18 anos caminha pelo menos 150 minutos por semana em seu tempo livre.

A caminhada é um tipo de atividade física livre e sem custos. Não exige habilidade, apenas disposição, além de que pode ser feita praticamente a qualquer hora do dia e não tem restrição de idade. Além de bem-estar, essa prática ajuda na prevenção de osteoporose, doenças cardíacas, distúrbio do sono, melhora a disposição e a capacidade cardiorrespiratória. E o melhor de tudo: ajuda a manter o peso na linha!

Mas, para inserir a caminhada na rotina, além de um bom tênis, é preciso adotar alguns hábitos, além de orientação de um profissional de saúde. “Além de um bom tênis, também deve-se usar roupas arejadas, levar uma garrafa de água para se hidratar e filtro solar, se for se exercitar ao ar livre”.

Outra dica importante é que sempre ao terminar a prática de exercícios físicos, não se deve parar de uma vez. Isso porque alguns marcadores corporais – como a pressão, temperatura e a respiração; precisam voltar ao normal de forma gradual.

O educador físico ainda alerta que ao caminhar nos parques e calçadões, é preciso observar alguns itens de segurança, se exercitar em locais com circulação de pessoas, iluminados e sem buracos.

 

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Fonte: saude.gov.br (texto adaptado)

 

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