Saiba como se alimentar antes e depois da atividade física

Engana-se quem acha que pode obter bom resultado ao se exercitar, sem se preocupar com a alimentação – ou, até mesmo, ficar em jejum antes e depois de fazer uma atividade física. Uma boa dieta faz toda a diferença, pois melhora o preparo físico e ainda ajuda a perder gordura extra. Antes do treino, o ideal é escolher alimentos com baixo índice glicêmico, como pães integrais, cereais, batata doce ou frutas.

Estes alimentos têm digestão mais lenta, ou seja, o açúcar será liberado no organismo aos poucos, mantendo a energia constante. Alimentos com alto índice glicêmico, como pão branco, bolachas, açúcar refinado, bolos e tortas, podem levar a sintomas de hipoglicemia, que é a queda brusca de açúcar, eles são rapidamente digeridos e o açúcar vai entrar rapidamente no sangue, por isso devem ser evitados.

Depois do treino, o alimento ideal para recuperar a massa muscular perdida durante o exercício é a proteína. Mas ela não deve vir sozinha, a refeição deve conter uma quantidade menor de carboidrato a fim de recuperar o glicogênio muscular (glicose armazenada no músculo) utilizado durante o exercício, com isso é possível prevenir lesões e melhorar o rendimento no treino seguinte. Alimentos proteicos como peito de peru, queijo branco, ricota, cottage, iogurte, leite, carnes magras e soja desempenham essa função adequadamente. Busque uma alimentação saudável, fracionada em cinco a seis refeições ao dia, com alimentos variados e pratos coloridos.

Fonte: http://blog.saude.mg.gov.br/2016/05/12/vidasaudavel-saiba-como-se-alimentar-antes-e-depois-da-atividade-fisica/

Escrito por  Wander Veroni 

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